Tyson

Tyson
Tyson, o bulldog, adora andar de skate e, segundo seu dono, aprendeu a andar sozinho, observando outro cachorro.

KOKO E MICHAEL, os gorilas pintores

A Arte feita pela Natureza

Os gorilas Koko e Michael da Fundação Gorila1 aprenderam a linguagem de sinais e desenvolveram o gosto pela pintura, demonstrando que o pensamento simbólico, a consciência, a sensibilidade e a percepção estética não são privilégios dos seres humanos. Esse fato força a revisão do conceito que o homem tem mantido sobre todos os outros animais,  assim como, da natureza em geral e de seu papel perante ela. 

 
As pinturas de koko
Koko nasceu em 1971 e iniciou a aprendizagem da ASL quando tinha ainda um ano de idade. Ela desenvolveu habilidade com o uso de linguagem mais que qualquer outro não-humano. Possui um vocabulário de mais de 1000 sinais (ASL) e compreende, pelo menos, 2000 palavras de Inglês falado. Ela inicia conversações e utiliza de três a seis palavras.



Koko representou um pássaro azul que costumava visitá-la freqüentemente. Na foto ao lado, o pássaro real em suas costas.
 














Ela também pintou sua própria versão de um vale com um córrego ladeado por belas flores róseas que viu em uma foto. "Stink" é o sinal de Koko para flores, "drink" é seu sinal para água. Ela nomeou a pintura sozinha.



Pink, Pink, Stink, Nice Drink (Rósea, rósea, cheira, bela água)














As pinturas de Michael
Michael chegou ao projeto quando tinha 3 anos e Koko, 5. Ele também aprendeu a linguagem ASL e desenvolveu um vocabulário prático de mais de 600 sinais. Michael tinha uma personalidade mais introspectiva e profunda que Koko. Ele contava, através de sinais, sobre suas lembranças do dia em que sua mãe foi morta pelos caçadores quando ele ainda era um bebê. Ele tinha talento e paixão pela arte, além de uma sensibilidade maior que Koko para a pintura. Michael morreu em 2000 com problemas cardíacos.
Michael pintou seu cachorro Apple de memória, depois de brincar de “chase” (perseguição), jogo que eles costumavam brincar juntos. Michael escolheu essas cores de uma paleta completa.
Abaixo, o cão em fotografia.













            Poderoso auto-retrato de Michael assinado com sua palma da mão. Se observar verá um perfil de Michael sentado na parte colorida à esquerda.