Tyson

Tyson
Tyson, o bulldog, adora andar de skate e, segundo seu dono, aprendeu a andar sozinho, observando outro cachorro.

ANIMAIS HERÓIS

Muitas pessoas consideram os animais como se fossem seres meramente mecânicos. Como se eles não tivessem sentimentos, nem inteligênica, nem consciência (como uma vontade própria). Mas, os animais sofrem, amam, se alegram, se preocupam com aqueles a quem ele ama, e, muitas vezes, tomam decisões e ajudam aqueles que encontram em seu caminho, como qualquer ser humano consciente o faria diante de um ser que precisa de ajuda.
Vejamos alguns casos, não apenas cachorros, mas, animais diversos, que ajudaram seres humanos. E veja se não é o caso de revermos nossos conceitos sobre nossos irmãos animais ditos "irracionais".

Cão salva dona de morrer engasgada.

Quando Debbie Parkhust de 45 anos se engasgou com um pedaço de maçã, começou a socar seu peito para que ela saísse sem conseguir. Toi então que Tobby derrubando-a no chão, passou a pular com as patas em seu peito até que ela conseguiu cuspir o pedaço de maça. Imediatamente ele parou e começou a lamber seu rosto para que ela não desmaiasse.
Ela contou que ficou com o peito cheio de hematomas, mas teve sua vida salva pelo cão.



O cãozinho que salvou o bebê da cobra.

O bebê de um ano Booker West estava brincando no quintal da casa dos seus avós quando uma cascavel deslisou até a criança.
O chihuahua Zoey, de apenas 5 quilos, saltou sobre a cobra, mordendo-a, defendeu a criança.







A porca salvou a dona que teve um ataque cardíaco.
Jo Ann Altsman, de férias em um sítio na Pensilvânia (EUA), sofreu um ataque cardíaco enquanto seu marido tinha saído para pescar. Lulu, a porca de estimação, ao ver sua dona caída ao chão, saiu da casa e se colocou deitada no meio da estradinha até que um vizinho, ao reconhecê-la, desceu do carro. Ao vê-lo, a porca se levantou e se encaminhou para dentro da casa. O vizinho, achando estranha a atitude dela, seguiu-a e encontrou Jo caída ao chão. Ele chamou os paramédicos e assim, ela pode ser salva.


Pescador é salvo por golfinhos.

Ronnie, um pescador da baía de Puerto Princesa teve seu bote virado durante uma tempestade. Depois de 24 horas, já perdendo as forças, apareceram uns 30 golfinhos e um par de baleias que empurraram seu bote até a praia.
Ele já estava tão fraco que, enquando os golfinhos empurraravam o barco para a praia, ele desmaiou. Acordou na praia da baia de Barangay e foi ajudado pelos moradores locais.


A cadela que adotou um bebê abandonado.

Em Nairobe, no Quênia, uma cadela de rua encontrou um bebê recém-nascido, abandonado numa floresta.
A cadela, que também era mãe, ao ver tal monstruosidade, não teve dúvidas, pegou o bebê e levou-o até onde estava a sua ninhada e passou a cuidar do bebê como se fosse seu.








Cão salva criança de incêndio.
Ao sentir as chamas que tomavam conta de uma humilde casa de madeira onde morava com a família, o cão correu por entre o fogo para acordar o pequeno Ivan Saul de 4 anos de idade que dormia na casa. O menino conseguiu sair ileso, mas o cão teve 30% de seu corpo queimado.



Mergulhadora salva por baleia.
Durante uma competição de mergulho livre (sem uso de equipamento de respiração), realizada em um aquário polar cheio de baleia belugas, uma das atletas teve um adormecimento nas pernas que a impedia de voltar à superfície, devido à baixíssima temperatura da água.
Ao perceber sua dificuldade, uma das baleias do aquário, delicadamente empurrou-a com seu focinho de volta à superfície.



Gorila salva criança que caiu no fosso dos gorilas (EUA).
No zoológico de Illinóis (EUA) um menino de 3 anos, num descuido de seus pais, escalou o muro que dava para o fosso dos gorilas e caiu no piso de concreto do recinto que abrigava 7 animais. Binti Jua, uma das gorilas fêmeas do bando, imediatamente correu e, carregando o menino (foto da esquerda) protegendo-o da curiosidade dos outros gorilas. Em seguida ela se aproximou da porta por onde entravam os tratadores e ficou ali sentada com a criança no colo, embalando-o, até ouvir o barulho indicando que as pessoas estavam chegando. Foi então que ela, delicamente colocou a criança na pedra onde estava sentada (foto da direita) e se afastou, sempre atenta para que outros gorilas não se aproximassem da criança.



Jambo, o gigante gentil.
Como no caso anterior, num descuido dos pais da criança, o menino debruçou-se e caiu no fosso onde vivia Jambo, um gorila dorso prateado (macho alfa) com sua família: fêmeas, filhotes e adolescentes.
A princípio Jambo correu e colocou-se cima da criança para que os outros gorilas não se aproximassem dele. Em seguida, sentou-se e começou a fazer carinho no menino, como pode ser visto na foto da esquerda. Depois, sentou próximo e não deixou que um jovem gorila adolescente muito curioso se aproximasse demais. Quando a criança começou a acordar e chorar alto, ele simplesmente chamou sua família para entrarem no recinto fechado onde passam as noites que foi imediatamente trancado. Apesar de um dos adolescentes não ter entrado e ter dado muito trabalho aos tratadores que pularam no fosso para resgatar a criança, o menino se salvou.
Anos após o fato (ocorrido na década de 80), o menino já rapaz, financioou a construção de uma estátua em homenagem a Jambo, já falecido, no zoológico de Jersey na Inglaterra.
Ele ficou conhecido como Jambo, o gorila gentil.

 ------------------- X -------------------

Para quem quiser ler mais sobre essas e outras históiras mais de animais heróis, o livro A Compaixão dos Animais de Kristin Von Kreisler da Editora Cultrix traz muitas histórias interessantes que nos fazem pensar que tudo aquilo que nos é ensinado sobre os animais, como seres irracionais, talvez não seja a exata realidade. Precisamos repensar nossos conceitos.

Fontes: a maioria dessas histórias se encontram no site MINILUA, mas eu já as havia assistido em documentários no ANINAL PLANET.
Há também, trechos da filmagem dos dois casos de salvamento de crianças no recinto de gorilas no Youtube.